segunda-feira, 19 de março de 2007

In memoriam

"Coisas que não te disse...

Filha,

Em um momento de intenso amor, te concebi e a certeza de tua presença em mim foi como uma explosão de felicidade que invadiu meu universo.

Filha, nasceste. Quando te vi, tão pequenina, linda, tão vulnerável, tive até medo de te tocar pois achei que eras um sonho maravilhoso e que ao meu toque te desintegrarias como num passe de mágica.

Cresceste, boa, amiga, companheira, honesta, decidida, assimilando tudo o que te foi ensinado com carinho.
Foste para mim o maior desafio.

Tivemos momentos muito difíceis e sofridos, mas a tudo superamos unidas e certas de nossa vitória, pois meu ideal de vida passou a ser você e teu irmão.

Não sei se fui uma boa mãe, sei que falhei e que poderia ser diferente, porque tem momentos que te sinto tão distante, tão insatisfeita, tão desconfiada, que me sinto insegura e me pergunto "Porque?", pois em todos os momentos de nossas vidas sempre estivemos ao teu lado te protegendo, amparando e compreendendo.

Se algumas vezes te pareci incompreensível foi para proteger-te, para que mais tarde não viesses a sofrer a dor da decepção.

Ana, senti vontade de abrir meu coração e de aconselhar-te, talvez por estar insegura de um futuro ao teu lado, enquanto Deus me permitir.

Filha, reflita bem sempre que tiveres que tomar alguma decisão; seja humilde, não tenha nunca vergonha de demonstrar teus sentimentos, pois "Amar" é o que de mais maravilhoso nos pode acontecer, não deixes nunca de pedir desculpas por atitudes impensadas pois um pequeno gesto pode influenciar em nossa felicidade.

Filha, viva sempre com intensidade cada instante de tua vida, como se fosse o último - mas desde que seja com coragem e dignidade - mesmo nos momentos em que te sentires derrotada e que já não tiveres mais o meu colo para te aconchegar, te aquecer, te confortar com palavras de carinho, mas tenha confiança de que onde eu estiver, estarei velando por você e por teus irmãos.

Filha, se Deus desejar que eu me vá para junto dele, não te martirizes, faça de teu sofrimento a convicção de que estarei em paz; e suplantarás com menos dor nossa "separação temporária", pois o amor que nos une é tanto que tenho certeza de que nos encontraremos em outras vidas.

Filha, como eu te amo! Gostaria de te dar tudo de bom que existe na face da terra, e te fazer sempre feliz, sem que tenhas que conhecer o sofrimento das renúncias e das dores, mas sou impotente diante da grandeza deste mundo cheio de maldades e decepções.

Ana, quero que entendas o que vou te pedir neste momento, filha volte a falar com teu irmão. e diga a ele que este foi o meu maior desejo enquanto estive ao lado de vocês, nunca insisti, respeitando as limitações de vocês dois, mas agora, te suplico que o faças, que coloques teu orgulho de lado e tomes a iniciativa, confio em você.

Filha, tinha muito a dizer-te mas estou emocionada, e não consigo, sóquero te agradecer tudo de bom que vivemos juntos, e até mesmo os momentos ruins dos quais tenho a certeza de que algo de bom e construtivo deles tiramos.

Lembras-te quando certa vez me perguntaste, porque Papai Noel, não trazia para vocês nunca o que vocês pediam e eu não te respondi, senti-me impotente por não poder cumprir um pequenino desejo de vocês, naquela hora prometi a mim mesma que não viveria mais para mim e sim para poder dar a vocês tudo aquilo a que tinham direito e que a vida lhes tinha negado, filha, vivi para dar a vocês tudo o que precisavam, uma boa educação, uma formação, um lar digno com o conforto que podia, e principalmente um imenso amor.

Ana, se tiver que partir irei feliz, pois sei que resgatei um pouco dos erros cometidos nesta e em outras vidas, minha missão foi cumprida. Me orgulho de vocês, de tudo o que fiz, de quem fui. enfim, de tudo o que consegui, pois sei que fui para vocês um exemplo e que continuarão a seguir os meus passos.

Filha, querida, beije teus irmãos por mim, teus sobrinhos, ao Afonso a quem aprendi a amar como um filho, a Simone minha filha querida que só não gerei, e também ao Júnior, que apesar do pouco tempo juntos sempre tive o "pressentimento" a que ele veio, e sei que se você mudar um pouco teu temperamento, serão muito felizes, pois ele é uma boa pessoa e por quem tenho um carinho muito grande e já amo como se fosse da nossa família.

Agradeça e beije sua avó, pela vida que em deu e que eu espero não tê-la decepcionado.

Já sinto saudades de todos vocês,a té um dia filha querida, e que Deus os abençoe.

Tua Mãe

PS: Desabafei e estou em paz."


* Por Maria Luiza Jobim de Queiroz *

[Escrita em 05.02.1996 / Encontrada em 02.06.2005]

Nenhum comentário: