segunda-feira, 16 de abril de 2007

Cool

Eu acho uma das coisas mais escrota do mundo essa onda que certos seres entram de se auto-denomirem cool's.
"Eu vejo filmes europeus... sou cool.
Escuto Chico Buarque e Tom Zé... sou cool
Curto bandinhas de rock descoladas... sou cool
Passo os dias lendo livros dos quais não entendo merda alguma... sou cool."

Porra, tô cansada de ouvir esse bando de babacas que se julgam acima do Bem e do Mal só porque viram todos os filmes do Godard. Entendam, Godard, não é unânime. Não existe unanimidade ou absolutismo. E como já disse João Gilberto: "A unanimidade é burra".

O ápice de suas existências é sentar em bares pelo Centro do Rio após uma incurssão pelo Odeón, CCBB e afins, para que possam discutir sua "coolsidade", como se cada um deles fosse a última Coca-cola light lemon do deserto.
E ainda sentem-se indignados se você não partilha desse mundinho poser deles, te relegando ao mais baixo escalão da escala evolutiva [um verme é bem mais interessante que você, pobre mortal].

Quer saber?
Eu acho é que são todos uns babacas, que se sentem bacanérrimos demais; quando deveriam é sumir, pois a real é que são um bando de chatos sem senso de humor, que se julgam semideuses e se apropriam daquela polidez tipicamente britânica.

Eu quero é sentar num bar e falar besteira, rir, arrotar, ficar bêbada e falar mais besteiras ainda, sem me preocupar com a relevância literária de Bukowski, camus, Hemingway ou Huxley.
Deixo as discussões intelectualizadas pra um momento oportuno e pessoas que realmente gostem e tenham conhecimento do que falm [não o finjam].

Vou compartilhar umas falas que encontrei ontem numa comunidade do Orkut, que me rendeu boas gargalhadas, e são extremamente relevantes.

1. "Indies são pseudo-intelectuais que lêem [ou fingem ler] Sartre, Kierkegaard, Spinoza, vêem filmes cult afegãos e da Nouvelle Vaque francesa [sempre opinando sobre aspectos técnicos], escutam Belle & Sebastian, Thaikovsky e alguma coisa de MPB [o segundo para dar um ar intelectual; o último para rearfimarem o pouco da identidade tupiniquim que ainda lhes resta] e descem o pau na burguesia materialista, apesar de o fazerem, claro, naquele café confortável no bairro burguês da cidade."

2. "Indie é o indivíduo que está na merda e diz que tá coberto de tabaco inglês, num mundo paralelo de pessoas iguais a ele que nunca trabalharam num emprego de verdade, nunca amaram, e que não sabem o que não sabem tirar uma foto."

3. "É um bando de gente super cool e diferente. Assim como os outros 825479123499456... diferentes como eles.

Tais seres usam óculos quadrado de aro grosso, cachecol, coina, topete ou franja, casaco da Adidas, bem como All Star com casaco sem marca. Pode ser tênis e casaco da Puma também. calça larga ou justa [nunca no tamanho certo].

Todos vão para cinemas pequenos assistir filmes belgas-iranianos onde os atores são minhocas mutiladas. Mas o filme fala sobre guepardos alcóolatras desempregados. Obviamente isso representa a repressão da ditadura militar. Nenhum deles entendeu o filme, mas sai de lá como se acabasse de assistir George, o Rei da Floresta, e discutindo as lentes usadas por um tal de Goldberg... que nenhum deles sabe quem é.

E normalmente eles acham legal beijar pessoas do mesmo sexo só para tirar uma de "diferentes do padrão da sociedade alienadora".

4. " * Invertebrados: vive todo desmunhecado, pois isso é hyppe;

* Magro: pq magreza nunca é demais, assim como undergroud. Não como pq é indie, indie só chupa e lambe;

* Gosta de bandas engraçadinhas, com nomes de mais de 300 caracteres, superficiais, insuportáveis e com inclinação pederasta;

* Na exposição de arte fica vislumbrando [pensando na cor do All Star e do vibrador que vai comprar] o extintor de incêndio com a mão no queixo pensando que é uma obra de arte;

* Protetor dos animais [quem come carne merece morrer na câmara de gás, pq é um ser cruel]. A ração dos seus gatos é de brócolis com aspargos. Sonha com o dia em que tigres, leões e tubarões vão comer Cup Noddles sabor pepino.

* Tiozinho de bar: tenta parecer malandrão falando palavrões de última categoria e gírias ao jogar truco, e ao mesmo tempo bebe cerveja da promoção com canudinho e fuma Lucky Strike. depois de ver algum Emo na rua faz algum comentário que contenha a palavra PSEUDO por pelo menos 3 vezes;

* Terceira Evolução Pokemón: 1ª - hardrocker ou hardcore; 2ª - emo ou emo e 3ª Mod, Ultra cult ou Guevaras, Jazzista e Jô Soares.

5. "Intelectualóides e desprezíveis de opiniões pré-fabricadas, "modernos" e com comportamento cult metido a conhecedor de bandinhas novas que surgem a cada 2 semanas no Soulseek, e frequentadores de fanhouses da vida e ainda por cima se julgam alternativos.
Os famosos indies".

Resumindo... intelectualidade é um conceito.
E conceitos são pessoais.
Fiquem espertos!
;)

14 comentários:

Mariana disse...

Odeio essas modinhas tb!! E gente q fica se fazendo de intelectual, ou de engraçado, ou de "autêntico", ou de sei lá o q...sem conteúdo de fato, coisa de essência mesmo...

Ótimo post!!! Bjos

Gu disse...

Haha! Concordo com você em partes...
tem gente que acha que qualquer coisa que não é muito divulgado pela mídia é legal e leva isso muito a sério! o mais foda é que todos vão pelo mesmo caminho e acabam gostando das mesmas coisas... é divertido encher o saco de gente assim! hehe

bjos! curti seu blog!

Anônimo disse...

Sensacional o post ! .. comcordo contigo ! hahaha

Jeffmanji disse...

tava comentando o do feldman, mas como vc apareceu, obrigação de comentar, né?

:P

Olha... esse povo é ridículo. Acho ue vc esqueeu de colocar aqueles q são leitores da Veja; afff... ninguem merece.

Esão são q nem coco. Num dá vontade nem de pisar.

pasa no arroto, blz?

Anônimo disse...

Você detonou, parabéns!!! O teu texto ficou muito cool...ops... LEGAL! :)

Pseudo-intelectuais são chatos pra caramba mesmo.

Anônimo disse...

É Fodah...tem muitos pseudos preconceituosos.
Mas agora não me importo pq eu senso das coisas que eu curto.
Ficou muito legal seu blog
está de parabêns

ö-.-ö MiNhA zOna dOiDão !!! Will$RøCke®$ ö-.-ö disse...

Aff...não reconhece o blogger meu tags do meu link///
mas blz
me visita ae www.willsrockers.zip.net

bjos

Vanessa Lee disse...

Bacana seu post! mas me veio a pergunta: Será eu cult? hahahahaha

Climão Tahiti disse...

Conheci muita gente assim.

O legal deles é que todos são podres por dentro, parecendo uma maçã com bicheira.

Um que conheci seguia a maior parte desses arquétipos, mas no final era pedófilo e drogado, o avesso de superioridade que prega. =/

Pk Ninguém disse...

Realmente deprimente, agora virou modinha ver algo intelectualóide, ler alguns textos politicamente corretos e ser cool.

Anônimo disse...

Isso me fez lembrar de um colega que se auto intitula o melhor publicitário do Estado. hehehehehe
Se achar o melhor é facil.
Até Romário e Maradona fizeram isso. Mas ser o melhor msm aí só pelé. rsrs

Esse negocio de ser cool qualquer dia quem escutar zezé di camargo e assistir panico na TV vai ser cool do jeito que a coisa vai. huahuahuaha

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net

Fabio Oliveira disse...

Adorei o teu blogger......
muito interessante.....mas em todos os lugares existem certos grupos....uns querendo ser mais COOL que outros....infelizmente para a tristeza de algumas pessoas é não fazer parte de grupo algum....ou até mesmo para alegria....
Ps: posso adicionar o teu blogger em meus favoritos???
Agradeço sua atenção.

Tiagho Diniz. disse...

Olha, espetacular a construção da sua opinião.
Aki na minha terra tudo isso tem um nome, inclusive já citado na ultima metade das citações.
Intelectualoides.
Isso é foda.
Um dia (tentando) conversando com um desse tipo, que no começo era deveras simpatico, entrei no assunto de eu gostava da carreira toda do Scorcese.
Cena:
- Como é que é?- Ela olha por cima dos oculos de armação grossa, sobrancelhas em riste.
- A unica coisa que ele fez foi é ter descoberto o De Niro! Todos sabem disso, em q mundo vc vive?
De pronto eu p/ provocar uma discussão fiz uma ponte sobre isso e os desenhos do Pica-Pau e Tom e Jerry, foi hilario. Logo após indaguei se ela pensaria por si propria se morasse em uma cidade do interior ou uma ilha tipo Lost. Em sua testa quase que apareceu uma inscrição de Loading... Depois da pausa de sua caixola ela me respondeu desaforada e meteu um Pseudo.alguma.coisa.no.meio, impressão minha de que o bar todo (onde era reduto deles) respondeu junto a ela num grande coro, eco e cacofonia infernal.... Ri e ri muito.
Pedi a conta e falei p/ tomar cuidado ao andar, "cuidado com a vida, fiquei sabendo que ela é perigosa!"
Indies... vem de independentes, que ironia não. Que vergonha espera bem mais da guapa.
"Diga não as bandas de 15 mins/1 semana."


Obrigado, seu blog é bem montado tbm, sua opinião é muito boa mesma, passarei mais aqui.

Elisa disse...

Cara, mostrei este teu post pra um grupinho lá da faculdade que se acha MUITA merda pq gosta de Neruda...
Pô eu tbm gosto do cara, mas nem por isso, fico me cartando, e dizendo pras pessoas que já li...
isso é BABAQUICE!!!!
Acho que se as pessoas fossem o que dizem SER não precisaria falar, bastaria agente olhar pra ver...
Adorei seu post...
P.s: achei sua página no Orkut, logo aqui estou...rs